Algumas pessoas me perguntam: Regina! Por que um programa para pais e cuidadores? Os estudos apontam que quando os responsáveis por crianças e adolescentes participam de programas de Educação Parental e são adequadamente orientados e incentivados a estabelecerem práticas eficazes na educação, passam a ser agentes ativos de transformação, e os resultados são práticas parentais mais conscientes e consistentes, fato que contribui para mudanças significativas dentro da própria dinâmica familiar e consequentemente no comportamento dos filhos. A Educação Parental, também tem caráter preventivo, pois quando crianças e adolescentes têm suas necessidades emocionais atendidas passar a apresentar comportamentos mais assertivos nos contextos que estão inseridos, se relacionam mais e melhor com as pessoas e apresentam menos dificuldades escolares.
O programa de Educação Parental Positiva tem como objetivo, lhes ensinar a educar com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, porém sem punição, castigo ou recompensas. É o caminho do meio entre a permissividade e o autoritarismo. Durante o programa lhe será ensinado a liderar ao invés de mandar, ensinar ao invés de corrigir, encorajar ao invés de elogiar, promover segurança emocional, se comunicar de maneira mais assertivas e estabelecer limites. Além disso será trabalhado também, seu autoconhecimento, forças pessoais, para lhes ajudar ter mais condições de promover qualidade de vida a você e sua família.
O programa tem como base teórica, teorias do Desenvolvimento Humano, Neurociência, Teoria do Apego, Terapia do Esquema, Terapia Cognitiva Comportamental e a Disciplina Positiva.
Destinado a pais, cuidadores/responsáveis, podendo ser realizado na modalidade presencial ou online, individual ou em grupo.
Ficou interessado ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato. Será um prazer conversar com você.